Doenças que a limpeza da caixa d’água pode evitar

Limpeza de caixa d'água regularmente


Limpar com frequência a caixa d'água seja residencial, comercial e ou industrial regularmente e verificar e manter o acesso ao reservatório bem fechado são medidas simples que podem evitar muitas doenças graves como a leptospirose, diarreia, hepatite A, diarreia e a dengue além de receber as indesejáveis visitas de ratos, baratas e pássaros, que podem contaminar a água.
Geralmente, as doenças transmitidas pela má conservação e limpeza da caixa estão ligadas a lugares onde não há saneamento básico, a população consome, além de água suja (contaminada) vinda da caixa. Em comum, as doenças têm como principal sintoma a diarreia.


Doenças que a limpeza pode evitar:


1 - Limpeza de caixa d'água x Dengue

O mosquito o Aedes aegypti gosta de por ovos em água limpa e parada. A caixa caixa d’água destampada é um dos principais locais onde ele costuma desovar. A dengue se caracteriza por febre alta e dores pelo corpo. Além disso, a dengue pode dar em água parada dentro de baldes, pneus e até nos potes de água dos cachorros e animais de estimação. é preciso ficar ligado para erradicar a doença de uma vez por todas.


2 - Limpeza de caixa d'água x Amebíase

É uma forma de diarreia em que os protozoários encontram nos seres humanos um hospedeiro para o desenvolvimento da doença. Em casos mais graves os Entamoeba histolytica podem até prejudicar e comprometem o funcionamento de órgãos.


3 - Limpeza de caixa d'água x Hepatite infecciosa

Também é chamada de Hepatite A. A doença ataca o fígado. O contágio pode se dar pela água, alimentos ou objetos contaminados. Os principais sintomas que uma pessoa infectada apresenta é o tom amarelado dos olhos e pele, falta de apetite e diarreia.


4 - Limpeza de caixa d'água x Giardíase

Essa doença ocorre frequentemente em locais em que a higiene sanitária não existe. Transmitido por uma água contaminada, a pessoa pode ficar com cólicas e diarreia com cheiro muito forte. Além disso, o infectado apresenta deficiência de vitaminas no organismo, o que acarreta a perda de peso e deixa o paciente suscetível a outras doenças.


5 - Limpeza de caixa d'água x Gastroenterite

É uma inflação do intestino delgado e do estômago. Os principais sintomas são vômitos e diarreia. A transmissão dessa doença se dá por ingestão de água contaminada, que pode ser da caixa caixa d’água – se mantida destampada ou suja – ou da rua, vinda de canos sujos ou enferrujados.


6 - Limpeza de caixa d'água x Febre tifoide

É transmitida por ingestão de água contaminada por fezes e pode apresentar sintomas como fadiga, boca amarga, febre, calafrios, indisposição gástrica, diarreia e aumento do baço.
Por causa disso, é importante que a caixa caixa d’água seja limpa de seis em seis meses e que esteja sempre tampada. Também devemos proibir que crianças e jovens nadem nas caixas caixa d’água, pois além de causarem afogamento, a água é infectada dessa maneira e pode transmitir as doenças citadas acima.


Dicas Galli - Evitar doenças grave

Evitar doenças graves como a leptospirose, diarreia, hepatite A, diarreia e a dengue


Fique atento?


- Água da caixa de residência com cheiro de bicho morto
- Animal morto na caixa d'água de residência
- Bactérias, vírus, parasitas e vermes na caixa d'água de residência
- Beber água com pombo morto na caixa d'água de residência faz mal
- Beber água da caixa de residência contaminada com gato morto
- Beber água da caixa de residência contaminada com morcego morto
- Cólera causada pela caixa d'água de residência
- Criptococose, doença do pombo contamina água da caixa de residência
- Desidratação grave causada pela água da caixa de residência
- Diarreia causada pela água da caixa de residência
- Esquistossomose do caramujo na água da caixa de residência
- Gastroenterites infecciosas na água da caixa de residência
- Hepatite A pela água contaminada da caixa d'água de residência
- Insetos na caixa d'água de residência
- Leptospirose na caixa d'água de residência


limpeza caixa d'água

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de são Paulo) orienta que as caixas d’água sejam limpas regularmente de seis em seis meses.
Essa manutenção previne a proliferação de algas, fungos e bactérias que possam ser prejudiciais à saúde humana. Insetos também podem utilizar o local como abrigo caso esteja sujo e mal vedado.
Essa limpeza da caixa d'água pode ser feita em casa, sem ajuda profissional, ou contratando uma empresa especializada, que conta com equipamentos específicos para realização de um serviço eficiente.